Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Guarda Municipal se defende das críticas e diz que spray jogado em cachorro no Bariri pode ser usado sem restrições

Highslide JS

A repercussão de um vídeo que circula nas redes sociais e o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pará de Minas estão entre os assuntos mais comentados na cidade nos últimos dois dias.

Trata-se de imagens filmadas no Parque do Bariri, no momento em que um agente da Guarda Municipal jogou spray em um cachorro que estava perto da equipe. Logo em seguida, o animal saiu correndo. A população disparou críticas contra o agente, alegando que foi uma covardia ele ter jogado spray de pimenta no animal.

Uma das manifestações que mais chamaram atenção foi da paraminense Camila Gonçalves, da Ong Mão Amiga. 
Foi dela a iniciativa de procurar a Delegacia de Polícia e a própria Guarda Municipal solicitando o registro de um boletim de ocorrência e a apuração dos fatos.

A protetora de animais fez questão de lembrar a lei que trata dos crimes de maus tratos. Segundo ela, a comunidade está escandalizada com a situação e exige providências.

Posicionamento da GCM

A Guarda Municipal divulgou nota a respeito, dando outra versão para o caso. Segundo o texto, os agentes receberam denúncias de que seis cães estavam avançando nas pessoas na pista de skate. 

A equipe foi até o local e quando viu os cães próximos a duas pessoas perguntou se os animais pertenciam a elas. Naquele momento, um dos agentes, percebendo que um dos cães apresentava perigo a integridade física dos frequentadores, fez uso de um jato não letal e não inflamável, que é composto por óleos essenciais de menta, cânfora, capim-limão e gengibre, que pode ser utilizado sem restrições de uso em qualquer recinto. 

Ainda de acordo com a nota divulgada pela Guarda Municipal, "fazendo uma análise do vídeo percebe-se que o animal não foi atingido e ele apenas se afasta do agente. A ação tão pouco causou incômodo nas pessoas que permaneceram sentadas junto a outros cães. É recorrente o ataque de cães a transeuntes, sendo notícia nas redes sociais". 

A Guarda relembrou ainda um ataque de cães a uma senhora no dia 20 de agosto na Rua Porciúncula. A corporação disse que a mulher sofreu ferimento em uma das pernas. Outra ação relembrada é de um ataque de pitbulls no dia 7 de julho a uma criança de três e outras de nove anos. Elas tiveram ferimentos nos braços e no rosto.

A nota diz ainda que a "GCM é uma instituição treinada e compromissada para servir, proteger e cuidar, ainda que seja de animais. Como forma de respeito a eles, recentemente a GCM resgatou uma cadela Pandora que se acidentou. As despesas para a recuperação de Pandora foram custeadas pelos agentes da GCM, se tornando assim um símbolo da instituição".

Nota a Imprensa: Posicionamento da GCM 

Foto: Reprodução





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis