Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alto risco: este é o novo nível de infestação do aedes aegypti em Pará de Minas

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da primeira edição de 2022 do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). 

Após cinco dias de análises, ficou constatado que o índice de infestação do mosquito vetor da dengue em Pará de Minas está em 5,1%, classificado como alto risco de infecção. O resultado é quase 2% maior que o apurado no último LIRAa de 2021, quando o Município registrou 3,3%, estando na zona de médio risco.

Embora esteja longe do ideal, o crescimento do índice de infestação também não é encarado como uma surpresa, uma vez que estamos no chamado “período sazonal da dengue”, época favorável para a proliferação do Aedes devido à combinação chuva e sol.

O LIRAa é um instrumento usado pelo Poder Público para mapear o crescimento dos indicadores do mosquito na cidade. Através de seus resultados, o Município tem condições de conhecer áreas com mais criadouros e planejar ações de eliminação dos focos do vetor e conscientização dos moradores.

Gerente de Vigilância em Combate à Endemias, Adailton Moreira, informou que foram detectados criadouros em quase todos os bairros da cidade, mas alguns se destacaram pelo lado negativo.

Aproveitando o momento, Adailton chamou atenção dos moradores do bairro Santos Dumont. Por lá, a equipe de Combate à Endemias tem percebido uma situação muito favorável ao mosquito da dengue.

Com os resultados do LIRAa, a Secretaria de Saúde planejará novas ações para eliminação dos focos do mosquito Aedes aygipti nos bairros que registraram os maiores índices. Tão logo o trabalho seja definido, a população será comunicada. 
Com relação ao levantamento do índice de infestação, o Município ainda o realizará mais duas vezes em 2022: nos meses de março e outubro. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis