Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Notificações de dengue e chikungunya são mais preocupantes em três bairros da cidade

Highslide JS

O aumento das notificações de dengue e chikungunya em Pará de Minas nos últimos dias deixou a Secretaria Municipal de Saúde preocupada. Essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, cuja proliferação tem ocorrido com maior intensidade em bairros populosos do município.

Segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã pelo secretário de Saúde, Wagner Magesty, a situação que tem chamado mais atenção da equipe é a da chikungunya. No início da semana, por exemplo, o boletim epidemiológico do Estado mostrava Pará de Minas com 8 notificações e agora já são 14. 

O número pode parecer pequeno diante de uma população de quase cem mil pessoas, mas alguns fatores ligam o sinal de alerta da secretaria. O primeiro é a forma como os casos estão aumentando em meio à infestação do mosquito vetor. O segundo é que, dos pacientes, dois são considerados casos importados, ou seja, contraíram o vírus em outros municípios. E a secretaria ainda tem registrado unidades de saúde lotadas, o que é ainda mais preocupante.

Ainda de acordo com o secretário, é necessário que a população se conscientize dos riscos do mosquito e ajude na eliminação dos focos com ações simples dentro de casa. 

Conforme apurou o Jornal da Manhã, as regiões com os maiores índices de infestação do mosquito Aedes aygypti são Padre      Libério, Walter Martins e Recanto da Lagoa. 

A preocupação com o vetor da dengue não é exclusiva de Pará de Minas. Por causa das condições meteorológicas favoráveis à proliferação do mosquito e da pouca adesão das populações às ações de prevenção dezenas de prefeituras mineiras estão enfrentando problemas para conter o avanço das doenças. O assunto, inclusive, se tornou pauta nas reuniões das Regionais de Saúde para fortalecer as estratégias de combate ao Aedes.

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis