Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Corpo de Bombeiros alarmado com os incêndios que estão se propagando na região

Highslide JS

Além de tantos problemas, 2020 está sendo considerado um ano de fogo. Os constantes incêndios florestais na Amazônia e no Pantanal preocupam a população e os ambientalistas, causando prejuízo irreparável no meio ambiente.

E os problemas não estão apenas no âmbito nacional. Por aqui a situação também é preocupante. Levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Pará de Minas aponta aumento de 79% no número de queimadas, em comparação com os registros do ano passado.

Para ter se ideia do problema, ao longo de 2019 foram registrados 114 incêndios florestais na região. Já nesses nove meses  do ano, o total de ocorrências chegou a 150.

De acordo com o Capitão Lucas Ribeiro Maia, comandante da Companhia, condições climáticas e a ação irresponsável do ser humano tem favorecido o aumento exponencial de queimadas na vegetação. 

O Capitão Maia lembra que a corporação tem feito diversos trabalhos de conscientização para o combate às queimadas, incentivando até mesmo as denúncias contra os responsáveis pelos incêndios florestais. Ele também volta a chamar atenção para o fato de que atear fogo na vegetação é crime.

Perguntado sobre as queimadas provocadas pelos produtores rurais, na intenção de limpar o terreno ou preparar áreas de plantio, o Capitão Maia informou que a queimada controlada é possível, mas precisa seguir uma série de orientações.

Importante lembrar que além do empenho do Corpo de Bombeiros, presente em várias cidades do estado, o Governo de Minas anunciou um reforço no trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado tem 265 brigadistas contratados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para atuar durante o período crítico de incêndios e contará com mais 145 profissionais recrutados para a instalação de dez novas unidades operacionais da Força-Tarefa Previncêndio.

Elas serão montadas em regiões de unidades de conservação de proteção integral nas bacias dos rios Doce e São Francisco. O reforço também contará com equipamentos de trabalho e 20 veículos entre caminhonetes, carros de passeio e caminhões, adquiridos com recurso de compensação mineral, no valor de R$ 14 milhões. A previsão é de que os trabalhos nas dez unidades comecem entre outubro deste ano e maio de 2021. 

Fotos: Redes Sociais e Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis