Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Popularização dos cigarros eletrônicos preocupa pais e especialistas da saúde

Highslide JS

Os cigarros eletrônicos têm preocupado desde especialistas a educadores e famílias dos fumantes. Segundo vários relatos, o hábito tem causado sérios problemas de pulmão. O assunto está gerando tantos debates que agora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a etapa de participação social no processo que analisa o consumo desse tipo de cigarro.

Nesta fase, a Anvisa vai receber evidências técnicas e científicas sobre esses produtos, com o objetivo de reunir informações favoráveis e contrárias ao uso do cigarro com fundamentação científica, para embasar futuras decisões envolvendo a comercialização e o uso dele. 

Mesmo com o consumo proibido no Brasil, o cigarro eletrônico virou o queridinho de muitos, principalmente do público jovem. Sua popularização se deu através da evolução dos modelos fabricados e da argumentação de que ele faz menos mal que o cigarro comum.

Mas os especialistas divergem, afirmando que os efeitos são tão maléficos para a saúde como o produto tradicional. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia inclusive já se posicionou contrária à liberação dos eletrônicos.

Para a entidade existe uma falsa crença de que a fumaça não faria mal à saúde, por ser apenas vapor d'água. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também se posicionou contrária à liberação, e está promovendo um abaixo-assinado sobre o tema. O momento agora é de aguardar os estudos da Anvisa.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis