Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

INSS aposta na inteligência artificial para detectar fraudes nos atestados médicos

Highslide JS

O INSS passou a utilizar inteligência artificial (IA) para detectar fraudes em atestados médicos na obtenção do auxílio-doença, atualmente chamado de Benefício por Incapacidade Temporária.

Segundo o órgão, um robô desenvolvido pela Dataprev fará uma varredura nos atestados médicos que forem enviados pela internet, através da plataforma Atestmed. O sistema substitui o atendimento médico-pericial por uma análise de documentos, nos casos em que o benefício é de até 180 dias.

O INSS espera que a Inteligência Artificial identifique fraudes em informações como hospital ou estado de emissão do atestado, número do Conselho Regional de Medicina (CRM) e assinaturas. Outro objetivo da tecnologia é agilizar a análise dos benefícios. 

No ano passado, segundo dados da Previdência Social, mais de 1,5 milhão de pedidos foram realizados via Atestmed, mas 46% não foram aceitos porque não estavam de acordo com as regras do instituto.

Importante lembrar que, pela legislação, é crime falsificar ou usar documento falsificado, com pena que pode chegar a 5 anos de reclusão. A pessoa também pode ser demitida por justa causa. 

O auxílio-doença é concedido quando o trabalhador precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, é necessário apresentar atestado ou fazer uma perícia médica.

Foto: Reprodução gov.br/inss - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis