Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Preço de alguns medicamentos pesou no bolso do consumidor em 2023: programa do governo aliviou alguns tratamentos

Highslide JS

Quem precisou comprar remédios em 2023 sofreu com a escalada de preços de alguns itens. Apesar do reajuste de preços previsto pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento ter sido de até 5,6%, na prática os valores pagos pesaram um percentual maior no bolso. 

Levantamento realizado pela CliqueFarma, que é uma ferramenta de comparação de preços de medicamentos e produtos farmacêuticos, aponta que alguns aumentos chegaram a 200% e apontou os remédios que mais apresentaram variação de preços ao longo do ano. 

Entre os que mais encareceram em 2023, destaque para o Rivaroxabana, que é um medicamento indicado para o tratamento de trombose. Ele registrou alta de mais de 230%. O Voriconazol, antifúngico utilizado para tratar uma série de infecções fúngicas teve uma vari9ação média de 188,26% e a Rosuvastatina, que é recomendada para redução do colesterol teve reajuste médio de 185,37%.

O JM conversou com uma consumidora, Viviane Cristina, que está em tratamento de um problema de estomago e reposição de vitaminas. Numa única ida à farmácia a conta ultrapassou os R$800. 

Para entender melhor este aumento nos preços, nós conversamos com o sócio-proprietário da Farmácia Cruzeiro, Jader de Faria Leitão. Ele explicou que estes aumentos exagerados são pontuais e acontecem devido à uma série de fatores, sobretudo ligados à produção dos laboratórios e à importação dos insumos.

Por outro lado, Jader lembra que a maioria dos remédios sofreu apenas o reajuste anual e que programas do governo voltados para o tratamento de algumas doenças como Hipertensão, Diabetes e Asma, têm ajudado muito no acesso aos tratamentos. 

Falando na Farmácia Cruzeiro, Jader lembra que o estabelecimento completará, em 2024, 90 anos. Feliz com a proximidade da data, a empresário promete um cheio de comemorações, mantendo a tradição de qualidade e bom atendimento ao público ao longo das nove décadas de funcionamento.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis