Os fios soltos pelos passeios continuam gerando transtorno para a população de Pará de Minas e comprometendo bastante a segurança dos pedestres e motoristas. No sábado, por exemplo, uma idosa levou um tombo no centro da cidade e a família estuda a possibilidade de acionar judicialmente o poder público.
É que desde 2022 o município conta com uma lei que trata sobre o alinhamento e a retirada dos fios em desuso e desordenados nos postes e nos passeios, já que eles costumam cair no chão.
Acontece que a lei continua apenas no papel, para revolta da população e frustração do autor do projeto, o vereador Dilermando Rodrigues, o Dilé. Ele tem cobrado insistentemente a fiscalização:
O vereador ainda comentou que a permanência da situação irregular é um desrespeito da CEMIG, que é responsável pela cessão de uso dos postes e a fiscalização da retirada dos fios inutilizados:
De acordo com a lei municipal, a concessionária de energia elétrica é obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada daqueles não utilizados.
A empresa também deve notificar as demais que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, para que elas procedam à retirada dos fios que não estão sendo mais usados. Em caso de descumprimento da lei, as responsáveis podem ser multadas em R$ 1.200,00.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM