Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lentidão da Justiça brasileira: advogado avalia a realidade

Highslide JS

A lentidão dos processos na Justiça brasileira é um problema antigo e que continua atrapalhando a vida de muita gente. Em alguns casos a demora é tão grande para uma sentença que ela nem mais faz diferença, porque o próprio tempo fez perder a solução necessária. E a situação piora quando pensamos que o problema vai contra até mesmo a Constituição Federal.

Ela prevê que sejam assegurados a razoável duração do processo e os meios para garantir a celeridade de sua tramitação. 
Mas infelizmente esta realidade não deve mudar tão cedo, começando pelo número reduzido de operadores do Direito, considerado insuficiente para o atendimento nas comarcas. 

Já do outro lado, a demanda só aumenta, com maior número de pessoas acionando o poder judiciário por diversos motivos e muitas vezes para resolver problemas em que nem seria necessária a intervenção judicial. O advogado José Aparecido Rodrigues comentou o assunto com o Jornal da Manhã, reconhecendo que esta é uma situação difícil.

Mas a sua opinião é que esta situação deve ser vista como o que há de possível para o atendimento ao público na atualidade. 

Por outro lado, Doutor José Aparecido reconhece que o sistema jurídico em Pará de Minas deve ser visto com outros olhos. Ele avalia que os servidores do Fórum local, assim como os juízes, são muito dedicados, conseguindo bons resultados. 

O advogado lembra que nem todas as demandas precisam ser levadas a um juiz. Para os casos mais simples, existem as mesas de mediação e conciliação, possibilitando que os conflitos sejam resolvidos através do diálogo, com a definição de acordos. 
Na maioria das vezes estas negociações são resolvidas de maneira satisfatória e em pouco espaço de tempo. 

Foto: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis