Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desabastecimento de energia elétrica revolta vereadores e consumidores: Cemig se defende das acusações

Highslide JS

A interrupção no fornecimento de energia elétrica em Pará de Minas foi alvo de críticas na Câmara Municipal, mais uma vez. Vereadores denunciaram várias situações que estão gerando grandes prejuízos para os consumidores.

Nesses últimos dias, por exemplo, o desabastecimento afetou as comunidades de Carioca e Torneiros. Já no fim de semana a falta de energia elétrica recaiu sobre a comunidade de Aparição e durou três dias.

Pequenos produtores perderam toda a produção de leite e carne, assim como de derivados. O calor acelerou a perda dos alimentos, esvaziando as despensas e acentuando as dificuldades financeiras da comunidade rural.

Irritado com a situação, o vereador Rodrigo Meneses cobrou uma solução da Cemig. Ele acompanhou de perto os problemas em Aparição e chegou a ligar várias vezes para a empresa, sem retorno:


O JM entrou em contato com a Cemig que, por meio de nota, esclareceu que as fortes chuvas do último fim de semana foram acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos intensos na região e essa situação acarretou vários danos ao sistema elétrico, provocando falta de energia.

Segundo a Cemig, o volume de serviços emergenciais contabilizados foi 500% superior a um dia típico de outubro, com registro de grande número de casos envolvendo fios partidos, árvores e objetos lançados à rede, que são prioridade de atendimento por envolverem riscos a terceiros.

O vereador Ronnie Barbosa também manifestou descontentamento com outro problema sério relacionado à Cemig. Segundo ele, existem mais de setenta pedidos de podas de árvore, próximas à rede elétrica, parados na Secretaria de Meio Ambiente.

A prefeitura não tem profissionais treinados para esse tipo de atividade e a Cemig, segundo o vereador, não assume a responsabilidade que é sua:

A Cemig informou que, ao longo do ano, vem executando o manejo de árvores junto à rede elétrica, por meio de podas periódicas e cortes de árvores com risco de quedas,  visando assegurar a qualidade do fornecimento de energia para o consumidor e garantir a segurança da população. 

No município de Pará de Minas, até o último mês de setembro, foram podadas 1.241 árvores, num investimento de R$ 205 mil.

Paralelamente a essas podas, a Cemig apoia a prefeitura no projeto de substituição das árvores de grande porte. A companhia recebeu informalmente da prefeitura uma solicitação para supressão de cerca de 70 árvores, mas diante da impossibilidade do replantio de forma adequada o serviço foi adiado para 2022.

Fotos: Rádio Santa Cruz FM/Arquivo







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis