Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Leishmaniose se mostra cada vez mais presente na cidade

Highslide JS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua atento aos casos de leishmaniose em Pará de Minas. Sem condições de buscar os cães ou de fazer os testes nas casas, o órgão reforça a orientação para que os donos levem seus animais até lá para o diagnóstico.

O exame sorológico é simples e rápido e detecta, na hora, se o animal está com o protozoário ou não. O serviço é gratuito e conta com profissionais capacitados para lidar com os cães.

O biólogo Adelmo Lemos alerta que a leishmaniose é uma doença séria, com efeitos graves nos cães e pode ser transmitida para os seres humanos.

Ela pode causar, inclusive, sequelas profundas e, em alguns casos, levar à morte. Na verdade, o animal é um reservatório do protozoário causador da doença e pode não apresentar sintomas, elevando o risco para ele e o seu tutor.

Para os casos em que o animal for diagnosticado com o protozoário, o biólogo orienta os procedimentos que o tutor pode seguir.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, cuja transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha. Para evitar a presença desse mosquito na sua casa, o biólogo Adelmo traz as seguintes orientações. 

Para esclarecer dúvidas ou agendamento de um atendimento no CCZ as pessoas podem ligar para o 3231 7817. O órgão funciona na Rua José Bahia Capanema, no bairro João Paulo II, próximo ao Parque de Exposições.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis