Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Trigo sobe novamente pressionando desde o pãozinho de sal até as pizzas

Highslide JS

Os conflitos entre Rússia e Ucrânia podem refletir no preço do pão de sal a médio e longo prazo. 

A possibilidade do reajuste está associada ao aumento das cotações do trigo no mercado internacional, após a Rússia suspender o acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro. Além disso, o país voltou a atacar portos ucranianos, destruindo armazéns com toneladas de alimentos.

Nesta semana, os preços do trigo subiram 8,6% na bolsa de Chicago, que é referência na formação de preço de commodities. Com essa valorização, os papéis do cereal tiveram alta de 16% em cinco dias e acenderam o alerta sobre como isso pode impactar os preços no Brasil. 

Embora a Ucrânia não seja a principal fornecedora de trigo do Brasil, atualmente esse posto é da Argentina, as dificuldades enfrentadas pelo país europeu mexem com o mercado, pois ele é o quinto maior exportador do mundo. 

Segundo Ana Cristina Assunção Torres, sócia-proprietária da Panificadora Santo Antônio em Pará de Minas, os fornecedores já estão comunicando aos empresários as possíveis consequências para o setor de alimentação.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Ana Cristina disse que ainda não há confirmação se o aumento vai chegar e de quanto será o reajuste. O que ela pode afirmar é que, pelo menos, em curto prazo, não haverá movimentações bruscas de preços. 
Além do pão de sal, que é um dos alimentos mais consumidos em Pará de Minas, o trigo também é a base para outras receitas como massas, bolos, biscoitos, pizzas e pastéis. Ana Cristina torce para que os reflexos não cheguem ao Brasil, pois as padarias e demais estabelecimentos que dependem do ingrediente já viveram momentos difíceis em 2022, quando a farinha de trigo teve uma valorização de 30%.

A fase agora é de estabilidade, inclusive, com outros produtos essenciais para a fabricação dos pães, bolos, biscoitos, entre outros itens bastante comercializados. 

Segundo especialistas, o que pode amenizar o aumento das cotações do trigo para a economia brasileira é a produção nacional do cereal. 
De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária, no primeiro semestre deste ano, devido a uma produção recorde, o Brasil reduziu em 35% as importações de trigo na comparação ao mesmo período de 2022. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis