Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desespero de pais diante das drogas vira rotina no Conselho Tutelar de Pará de Minas

Highslide JS

O Conselho Tutelar de Pará de Minas tem boas perspectivas de trabalho para este ano. Desde o início da pandemia, a rotina dos conselheiros ficou mais movimentada com o aumento das denúncias contra violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

O cenário é reflexo do isolamento social que agravou os problemas em relação ao relacionamento das famílias e resultou em mais ocorrências de diversos tipos de violência contra os menores, desde os abusos psicológicos até os físicos e sexuais.

Segundo a conselheira Laís Hermínia da Fonseca, que está em seu segundo mandato, as denúncias chegam ao conselho através dos próprios familiares ou de pessoas que acompanham a violação dos direitos. A partir das informações, o órgão realiza visitas domiciliares e institucionais, atendimentos aos envolvidos e averiguação da situação.

Além dos tipos tradicionais de violência, como citados anteriormente, tem chamado atenção do Conselho Tutelar o envolvimento do público mais jovem com as drogas, seja no tráfico ou mesmo no uso. Laís revelou que mães têm procurado o serviço desesperadas, pois não aguentam ver os filhos se perderem na vida por causa dessas substâncias.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a conselheira explicou que o órgão tutelar atende apenas crianças e adolescentes que são vítimas de violação de direito. 

O acompanhamento e aplicação de medidas socioeducativas são de responsabilidade de outros órgãos, entre eles o Judiciário e o CREAS – serviço vinculado à prefeitura.

As denúncias de violência contra o público infantil, até mesmo a exploração do trabalho, podem ser feitas por diferentes meios ao Conselho Tutelar: pelo telefone 37/ 3233 5935, e-mail: conselhotutelar@parademinas.mg.gov.br ou presencialmente na sede do serviço, na rua do Acre, 84, no centro de Pará de Minas. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis