Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escorpiões voltam a aparecer e a população cobra ação do poder público: CCZ responde

Highslide JS

Os escorpiões voltaram a aparecer em alguns bairros de Pará de Minas deixando muitas famílias preocupadas. A denúncia mais recente veio do bairro Eldorado, onde os moradores estão em pânico com o número de animais que têm invadido as residências. 

O JM foi chamado até a Rua Campo Dourado, onde o problema tem sido constante. A moradora Adelaide Amélia de Almeida diz que não passa um só dia sem que alguém encontre um escorpião e isso tem tirado o sono, sobretudo de quem tem crianças em casa.

Adelaide denuncia a existência de muitos lotes vagos no bairro, que acumulam entulhos e lixo, favorecendo o surgimento dos escorpiões.

Há poucos dias, numa casa abandonada, também no bairro Eldorado, foram encontrados mais de 30 escorpiões. A imagem chamou atenção dos moradores que ficaram ainda mais preocupados com a situação. 
Sidmar Souza, que também reside na Rua Campo Dourado, vive o mesmo drama. Segundo ele, o aparecimento dos animais dentro de casa já virou rotina:

Felizmente ninguém na comunidade foi picado pelos escorpiões, mas o medo continua rondando a vizinhança. Os moradores pedem que os proprietários dos lotes vagos façam a limpeza de seus terrenos. O pedido também se estende à vizinhança, para que parem de jogar entulho e lixo nesses espaços evitando a proliferação dos animais peçonhentos.

Os moradores também questionam se existe alguma medida que possa ser viabilizada pelo poder público, para dar fim aos escorpiões no bairro Eldorado. Para responder a essa pergunta, o JM conversou com o biólogo, Adelmo Batista Lemos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). E como já era esperado, não há muito a ser feito. 

Adelmo esclarece que a população precisa se habituar à presença dos escorpiões, adotando medidas preventivas para que eles não proliferem ainda mais. 

Ele disse também que matar os animais não é a melhor opção. A orientação é que seja acionado o CCZ, para que os profissionais façam o recolhimento dos escorpiões, encaminhando-os aos laboratórios especializados na fabricação do soro antiescorpiônico. 
Adelmo aproveita para lembrar à população que os escorpiões não são animais que atacam deliberadamente. Somente usam o ferrão para autodefesa e abate de suas presas. 

Para solicitar a visita dos agentes do CCZ, basta entrar em contato com o órgão pelo telefone 3231 7817.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis