Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câncer de pulmão: Agosto Branco alerta que os cigarros continuam sendo os vilões

Highslide JS

Além do aleitamento materno, o mês de agosto também chama atenção para um dos tipos de câncer que mais causa mortes no mundo: o de pulmão. Através da campanha Agosto Branco, instituída há cinco anos, entidades e profissionais de saúde alertam sobre a importância da prevenção para evitar o diagnóstico da doença, que normalmente é silenciosa e apenas detectada em estágios avançados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, em 2020, foram 1,7 milhão de vítimas no mundo, sendo mais de 30 mil mortes apenas no Brasil. Entre os fatores de risco para esse tipo de câncer estão o tabagismo, a poluição do ar, o contato com substâncias químicas como o amianto e derivados da queima de petróleo, e histórico familiar de câncer.

No entanto, conforme oncologistas, o principal fator é o tabagismo, já que 85% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao cigarro. Diante disso, existe uma preocupação dos profissionais de saúde quanto a popularização do cigarro eletrônico. 

O motivo é que esse produto, além de conter substâncias que causam dependência, como a nicotina, pode ter outras substâncias desconhecidas, já que não é regularizado no país. Segundo oncologistas, existe a suspeita do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão a partir do consumo prolongado do cigarro eletrônico.

Para quem é fumante ou fumou no passado, a orientação é de manter consultas regulares com médico pneumologista e a realização de tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

Embora seja considerada uma doença silenciosa, existem alguns sintomas que podem ser observados pelas pessoas. Entre eles estão tosse por mais de um mês, com presença de sangue ou com piora progressiva; dor torácica persistente não associada a traumas; e perda de peso inexplicada e não intencional.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis