Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IBGE confirma importância dos produtos de origem animal na economia do país

Highslide JS

Realizada pelo IBGE, a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) acaba de ser divulgada mostrando que os produtos de origem animal, como leite de vaca, ovos de galinha e mel de abelha ajudaram a pecuária brasileira a atingir recordes no ano passado. 

O valor total da produção, que também inclui ovos de codorna, lã, casulos de bicho-da-seda, camarão e peixes, foi superior a R$ 116 bilhões, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.

Entre os destaques da pesquisa estão o aumento do rebanho bovino e da quantidade de suínos. Com relação ao gado, o país terminou 2022 com mais de 234 milhões de animais, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Mato Grosso é o maior estado produtor, com 34 milhões de cabeças. 

Já no que se refere aos suínos, foram 44,4 milhões de animais, alta de 4,3% em relação a 2021. De acordo com o IBGE, o consumo interno também seguiu em crescimento, de 7,8%, chegando a 18 quilos por pessoa no ano. O estado de Santa Catarina é o líder na produção nacional, com quase 10 milhões de cabeças. 

A produção de galináceos (grupo que inclui galinhas e aves para corte, como frango) foi outra que teve destaque na pesquisa pelo bom resultado. Ela chegou a 1,6 bilhão de cabeças, representando aumento de 3,8%. Metade desse contingente fica em granjas da Região Sul, com maioria no Paraná. 

Na esteira do crescimento, a produção de ovos de galinha atingiu quase cinco  bilhões de dúzias, 1,3% a mais que no ano anterior. O lado negativo da pesquisa foi a produção de leite, que diminuiu 1,6% no ano passado, ficando em 34,6 bilhões de litros. De acordo com o IBGE, a redução ocorreu pelo fato de a criação de vacas ter ficado mais onerosa para os pequenos produtores. 

A pesquisa identificou um abandono da atividade por esses produtores, que têm visto os valores dos insumos aumentarem e concluído que o arrendamento da terra para a produção de grãos, atividade em expansão em partes do país, daria melhor retorno financeiro. O resultado completo da pesquisa você acessa em ibge.gov.br.

Foto Ilustrativa: Ronni Anderson - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis