Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Urnas eletrônicas que serão usadas em Pará de Minas já passaram por teste

Highslide JS

Um dos temas que marcaram a corrida eleitoral neste ano foi a segurança de todo o processo que definirá os próximos representantes nas esferas públicas estaduais e nacional, especialmente da urna eletrônica.

Considerada uma referência para outros países, a urna começou a ganhar destaque no ano passado durante a tramitação da PEC 135/2019 que, entre outras disposições, estabelecia a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração das eleições. 

O projeto foi derrubado no Congresso, mas o assunto continuou e ganhou novas proporções com o compartilhamento de fake news nas redes sociais, indicando que as urnas podem ser hackeadas ou que a apuração dos votos acontece numa sala secreta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A persistência das informações falsas levou a Justiça Eleitoral em Pará de Minas a se manifestar. Falando ao Jornal da Manhã, o juiz Antônio Fortes de Pádua Neto afirmou que o eleitor pode ficar tranquilo quanto à transparência do voto. 

Segundo ele, todas as unidades disponíveis para as eleições na cidade foram auditadas e testadas e há uma preocupação do TSE em garantir que a apuração seja feita da maneira mais segura possível.

Para quem quiser conferir os boletins de urna, o juiz eleitoral disse que eles estarão disponíveis em todas as seções.

E neste ano, ao entrar na cabine de votação, os eleitores encontrarão um novo modelo de urna, mais moderno e com recursos de acessibilidade, agilidade e segurança.

Se você quiser conhecer o novo modelo da urna eletrônica, pode procurar o Cartório Eleitoral de Pará de Minas, localizado na rua Francisco Sales, 8, no centro da cidade. O atendimento ocorre após o meio dia. A consulta também pode ser feita no site do TSE, no endereço tse.jus.br.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis