Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Testes de covid – Quem paga? Patrão ou empregado? E quem pode escolher o teste?

Highslide JS

Testes de covid – Quem é obrigado a pagar? O patrão ou o funcionário? Essa dúvida tem gerado muitos conflitos no mercado de trabalho. Preocupadas com a saúde dos colaboradores e com medo da contaminação, as empresas estão bastante exigentes em relação a isso.

Ao primeiro sinal de alerta sobre a possibilidade de o funcionário estar contaminado, elas exigem o exame que é feito nos laboratórios ou nas farmácias. A demanda por esse tipo de testes cresceu muito nas últimas semanas.

E na medida em que mais trabalhadores apresentam os sintomas da covid, as diferentes interpretações da lei provocam situações polêmicas. O JM traz agora um caso que aconteceu em Pará de Minas nesses últimos dias.

Um casal de trabalhadores rurais apresentou sintomas e o patrão solicitou que se submetessem à testagem. Como havia a possibilidade deles terem contraído dengue, optaram por fazer o teste de sangue, que é mais barato, e o resultado não acusou que não estavam contaminados pelo coronavírus.

Acontece que o exame de sangue não foi aceito pelo patrão, que continuou insistindo na covid. O casal alegou que não tinha dinheiro para pagar pelos exames e foi demitido. O caso vem à tona com a denúncia feita pela filha Ana Júlia Ferreira dos Santos, que mora no bairro Vila Maria.

O Jornal da Manhã levou o caso até o advogado Márcio Campos. Especializado em Direito Trabalhista e Previdenciário, ele deu a seguinte informação: 

Segundo o advogado, o patrão só tem direito de escolher o teste quando a empresa pagar. Márcio Campos também esclareceu que o funcionário não pode ser demitido se recusar a fazer o teste:

O advogado também alerta as empresas sobre a conduta que elas devem tomar a partir da constatação de um trabalhador infectado:

Nunca houve tantos afastamentos nos ambientes de trabalho como agora. Nas últimas semanas, disparou o número de trabalhadores com atestados médicos que vão de 7 a 14 dias.

Foto: Arquivo Pessoal







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis