Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Filhotes de cães encontrados no lixo mostram a triste realidade da cidade

Highslide JS

O caso de dois filhotes de cães que foram encontrados em um saco de lixo no bairro Padre Libério, na última segunda-feira (13), reascendeu a discussão sobre dois assuntos: maus tratos aos animais e o descarte irregular de lixo residencial.

Os filhotinhos foram achados por catadores da Engesp, concessionária responsável pela limpeza urbana em Pará de Minas, dentro de um saco de carvão que estava acondicionado em um saco de lixo preto. E só perceberam a presença dos animais, porque eles estavam mexendo e choramingando. 

Felizmente, os dois cães passam bem e estão sob os cuidados de uma ONG de proteção animal. O fato revoltou muita gente, mas ainda não se sabe quem foi o autor do crime de abandono e maus tratos.

E além de evidenciar o desrespeito aos animais, a situação liga o sinal de alerta para o descarte irregular do lixo residencial.  O problema já foi tratado pelo Jornal da Manhã e a própria Engesp em outras oportunidades, mas, segundo a empresa, pouca coisa melhorou com as campanhas realizadas.

Denise Azevedo, responsável pelo setor de Limpeza Urbana da Engesp, disse que, frequentemente e em diversas regiões, são encontradas latas de tintas, garrafas de vidro, restos de materiais de construção, lixo eletrônico, isopor e materiais de procedimentos veterinários. 

Os catadores também continuam encontrando seringas com agulhas, o que eleva o risco de acidentes e até de contaminações. E o que tem chamado atenção, nos últimos meses, é o aumento de fezes humanas nos sacos de lixo.

Outra dificuldade enfrentada pela equipe da Engesp é a limpeza das lixeiras públicas instaladas em praças e outros espaços pertencentes ao Município. Segundo Denise, moradores de rua estão agravando o trabalho feito pelos catadores.


Denise entende a situação da população em situação de rua, mas espera mais respeito ao trabalho dos catadores e varredores da Engesp. E falando em respeito, ela também pede, mais uma vez, que a população se sensibilize com o serviço desempenhado pela concessionária e ajude no recolhimento de lixo pela cidade.

Para saber os dias e horários que o caminhão da Engesp vai passar na sua rua e o que pode e não pode descartar no lixo residencial, basta entrar em contato com a Engep pelo telefone 37/ 3236-0978. 

Fotos: Rádio Santa Cruz FM - / Reprodução/Instagram







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis