Com o aumento do número de farmacêuticos graduados trabalhando nas drogarias, esses estabelecimentos vêm retomando o status de espaços de saúde, oferecendo serviços que vão além da comercialização dos medicamentos. E para reforçar este movimento, além da medição de glicemia, aferição de pressão arterial e dos testes para detecção de doenças como dengue e covid-19, as drogarias também poderão oferecer mais um serviço importante.
Estamos falando da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), exame importante para avaliação da saúde que, até então, só era oferecido pelas clinicas médicas especializadas. A primeira farmácia a receber o equipamento em Pará de Minas será a Rede Inova, que já fez a encomenda e aguarda a entrega para esta semana.
O farmacêutico Clifford Junior Resende informou que a novidade poderá ajudar muitos pacientes, já que o exame na farmácia será menos burocrático e com menor custo. Falando ao Jornal da Manhã, ele explicou o funcionamento do aparelho que monitora o paciente durante 24 horas, em todas as suas atividades.
O farmacêutico lembra que o exame MAPA é indicado para confirmação do diagnóstico de hipertensão, avaliação da eficácia de tratamentos e avaliação de sintomas como hipotensão, que é a pressão baixa.
Outra informação importante é sobre a diferença entre o MAPA e o já conhecido exame Holter, que também faz o monitoramento do paciente durante 24 horas. É que o Holter registra a atividade elétrica do coração e suas variações para detectar eventuais arritmias, enquanto o MAPA é utilizado para monitorar a pressão arterial.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução geraldoswald62 (pixabay.com)