Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mudança no ritmo das chuvas prejudica plantações: produtores frustrados

Highslide JS

O período de chuva neste ano está diferente, com precipitações intensas e em menor quantidade. A mudança no ritmo das águas acaba influenciando a rotina e o bolso de quem trabalha no campo. 

Desde o final de 2023 que os produtores de hortaliças vêm percebendo a mudança que dificulta a produção e eleva o preço dos itens que sempre estiveram muito presentes na mesa dos brasileiros. 

De acordo com o boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) o pé de alface teve queda no preço médio de 18,01% em dezembro de 2023, após a alta no mês anterior.

Esse valor desanimou alguns produtores, sobretudo os pequenos, que têm maior dificuldade de comercializar suas hortaliças.

É o caso de Wilton Martins de Lima, que cultura hortaliças em Quilombo do Gaia, zona rural de Onça de Pitangui. Ele confirma os desafios para continuar trabalhando e defende maior valorização dos produtores.

Além das condições climáticas, a dificuldade de mão de obra também afeta a produção rural e esse problema vem acentuando a cada ano, o que deverá contribuir para a alta constante de tudo que vem do campo.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis