Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pix por aproximação começa a valer: usuário precisa entender bem a nova modalidade

Highslide JS

A partir desta sexta-feira, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer mais uma modalidade de transferência via Pix que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. É o Pix por aproximação, cuja aceitação, neste momento se tornou obrigatória apenas para celulares Android.

Com a nova modalidade, basta o cliente encostar o celular na maquininha de cartão e fazer o Pix por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o Código QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. O processo será executado dentro do site da empresa vendedora.

O valor máximo por transação será R$ 500,00 e o cliente poderá diminuir o limite por operação, além de criar um valor máximo por dia para essa modalidade do Pix.

Esse procedimento é semelhante ao que é utilizado com cartões de crédito e de débito, cujos pagamentos por aproximação têm crescido no país. Em setembro do ano passado, 65% dos pagamentos presenciais foram feitos por aproximação, por cartões ou outros dispositivos, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

O Pix por aproximação passou por várias fases de testes. Entre os bancos e instituições de pagamento que testaram a tecnologia estão o Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e o Santander. 

Um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.

A expectativa é que outros bancos também passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos ainda hoje. Para habilitar a nova tecnologia no celular é preciso clicar na aba Configurações e em seguida Conexões ou Dispositivos conectados.

Em seguida, será preciso abrir o aplicativo Carteira, do Google, clicar em Adicionar à Carteira, na parte inferior do aplicativo, clicar em Cartão de Pagamento, depois em Novo Cartão de Débito ou de Crédito e seguir as demais instruções.

Nova modalidade na carteira digital

Mas a situação muda se você for usar o Pix por aproximação com carteira digital. Terá que aproximar o celular desbloqueado do Código QR, exibido na maquininha, confirmar a transação na tela do celular e depois confirmar a proteção cadastrada no celular, caso da impressão digital, reconhecimento facial, senha do celular ou chave de segurança. Depois é só clicar Transação Concluída.

Nova modalidade no aplicativo do banco

Agora, quem for usar a nova modalidade no aplicativo do banco terá que abrir o aplicativo e escolher a opção Pix por aproximação. Em seguida, será preciso aproximar o celular do Código QR exibido na maquininha e seguir as demais instruções do aplicativo. Importante dizer que o procedimento pode variar conforme a instituição financeira.

Fotos: Ilustrativa reprodução OpenClipart-Vectors (pixabay.com) 




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis