O 31 de julho foi um dia de muita alegria para Arthur Gonçalves Lima e sua família. É que o garoto de seis anos tocou o sino da cura do Hospital do Câncer em Divinópolis, marcando o fim de uma árdua batalha contra a doença.
Além dos pais e da equipe médica, o momento foi prestigiado pela Liga de Heróis Paraminense, que arrancou sorrisos de Arthur e de outros pacientes do hospital. As preces foram a força da família e toda Pará de Minas se mobilizou em uma corrente de orações para a breve recuperação do garoto.
A luta de Arthur começou em dezembro, quando ele passou a sentir dores abdominais. Submetido a exames, foi encaminhado ao Hospital São João de Deus, em Divinópolis, para a realização de uma cirurgia no intestino.
Segundo os pais dele, Silvânia Lima e Henrique Gonçalves, a cirurgia foi um sucesso e o material retirado durante o procedimento foi enviado para biópsia. A recuperação rápida, tranquilizou a família até o retorno médico, em que ele foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin Burkitt. Esse tipo de câncer é comum em crianças.
Os pais ficaram muito chocados com a notícia e tiveram medo também, mas foram sustentados pelas orações de toda a cidade.
A internação foi rápida, depois de 15 dias de diversos exames, já que o linfoma pode se espalhar com facilidade e em curto espaço de tempo. Para alívio da família, todos os linfomas foram retirados durante a cirurgia. No entanto, era preciso iniciar o tratamento com quimioterapia, para combater as células cancerígenas que restaram.
Durante as sessões, os pais tentavam diminuir os impactos negativos do tratamento e a cada ida ao hospital se fantasiavam de forma diferente. De acordo com Silvânia, durante o tratamento, Arthur não sofreu nenhum tipo de intercorrência:
O menino foi um verdadeiro guerreiro e, mesmo passando pelo difícil tratamento, foi a fortaleza dos pais.
Para comemorar a metade das sessões de quimioterapia, Arthur recebeu uma carreata em grande festa, revendo os amigos e a família, já que estava isolado em casa por conta do tratamento. A mãe dele disse que nunca vai se esquecer daquele momento:
O pensamento positivo sempre norteou o tratamento de Arthur. Segundo a mãe dele, mesmo diante das incertezas do futuro, os planos eram de uma rápida recuperação e, de fato, isso aconteceu. O garoto tocou o sino da cura há poucos dias, cheio de expectativa para voltar às aulas. O tratamento teve duração de seis meses e a fase agora é de recomeço:
A mãe de Arthur deixa um recado de apoio para aqueles que também estão passando por algum momento difícil.
O garoto, que tem como herói favorito o Homem-Aranha, ficou muito feliz ao retornar à escola nesta semana. Ele teve uma recepção calorosa dos colegas e professores.
Agora curado, Arthur passará por acompanhamento médico para garantir sua saúde e bem-estar.