Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Receita Federal divulga a expectativa das declarações do IR deste ano na cidade

Highslide JS

Está chegando a hora de entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ano base 2022. A Receita Federal publicou uma Instrução Normativa com todos os detalhes para a entrega dos dados neste ano.

Diferente do que se esperava, os debates na esfera federal sobre uma possível mudança na tabela do imposto, o que refletiria no valor mínimo de rendimentos para a declaração, ainda não está valendo.

Por isso, segundo Luciano Mendonça, servidor da agência de Pará de Minas, o rol de contribuintes obrigados a declarar é praticamente o mesmo de 2022. Ele cita quem são eles: 

Luciano lembra que rendimentos tributáveis são todos aqueles que têm tributação do Imposto de Renda na fonte, como salários, aposentadorias e alugueis. 
Mas isso não quer dizer que o leão não tenha chegado com novidades neste ano. O prazo estendido para a entrega da declaração, que vai até maio, é uma delas. E a outra, conforme já foi antecipado aqui pelo JM, é a restituição via PIX.

Para facilitar o envio das informações a Receita Federal tem trabalhado para oferecer diversas formas de declaração. Luciano Mendonça destaca a declaração pré-preenchida que tem sido bastante incentivada por garantir menos erros na transmissão dos dados.

A modalidade tem conquistado muitos contribuintes. Em 2019, apenas 0,4% das declarações eram enviadas neste modelo. Em 2022, já foram 7,6%. 

E para este ano a expectativa do fisco é de chegar a 25%, ou seja, de cada 4 contribuintes um deve entregar a declaração na forma pré-preenchida. 

Até 39 milhões e meio de declarações devem ser entregues à Receita Federal neste ano, três milhões a mais que em 2022. Em Pará de Minas, no ano passado, foram entregues 15.672 declarações e a expectativa é que este número chegue a 17 mil.

É importante destacar que o contribuinte deve observar o prazo para o envio das informações. Quem perder a data, 31 de maio, estará sujeito à multa de 1% do imposto devido, por cada mês do ano calendário, no valor mínimo de R$165,74, podendo chegar ao máximo de 20% do imposto devido. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis