Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vacina da gripe disponível para todas as pessoas, mas estoque é pequeno

Highslide JS

Como já era esperado, Pará de Minas não conseguiu bater a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ou gripe, como a doença é mais conhecida.

Segundo balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município teve cobertura de 71% do público-alvo, índice muito distante da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Mesmo não sendo ideal, o percentual ainda ficou acima da média nacional, que atingiu 52% de cobertura vacinal.

A campanha começou em 4 de abril, restrita aos grupos prioritários, como idosos, professores, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da área da saúde.

O Jornal da Manhã apurou junto à enfermeira e Referência Técnica da Secretaria de Saúde, Ana Clara Meytre, quais os públicos tiveram baixa cobertura em Pará de Minas e os fatores que contribuíram para o mal resultado:

Agora, conforme instrução do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe está sendo ofertada para toda a população acima dos seis meses de idade. Os interessados podem se dirigir a uma das UBS’s ou à sede do AME, no bairro Senador Valadares, entre 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira.

A imunização acontecerá enquanto houver estoque de doses. Ana Clara faz um apelo para que as pessoas se conscientizem sobre a importância dessa proteção em um período de maior incidência dos casos de síndromes respiratórias.

E para quem ainda está resistente à vacina da gripe, uma informação importante. Pesquisadores dos Estados Unidos concluíram que este imunizante está associado a uma redução de 40% dos casos de Alzheimer nos idosos com mais de 65 anos.

A pesquisa avaliou dados de quase dois milhões de pessoas durante quatro anos, divididos em grupos de vacinados e não vacinados. Nesse período o surgimento de sintomas do Alzeimer foi significativamente menor entre os imunizados.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis