Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Na rede municipal a falta de vagas nas creches dificulta a vida de muitas famílias

Highslide JS

A falta de vagas nas creches em Pará de Minas está deixando uma família revoltada no bairro Grão Pará. 

Sem conseguir encaminhamento para a filha de 10 meses, Wenderson Benvindo Tomé Ribeiro, que trabalha na construção civil, está enfrentando um drama para arcar com as despesas de uma babá, mesmo morando há apenas duas ruas do CMEI de seu bairro. 

Wenderson mora com a filha e a esposa na rua Raimundo José de Almeida, que fica próxima à avenida José Amaral, onde está localizado o CMEI Raymundo Mendonça. 

Em conversa com o Jornal da Manhã, ele disse que realizou o cadastro da filha Maya Carolina há vários meses, junto à Secretaria Municipal de Educação, na expectativa de que ela pudesse participar das atividades já neste início de ano.

Mas o tempo passou e a pequena Maya não foi chamada. Agora Wenderson e a esposa estão preocupados, pois não sabem quando abrirá uma vaga na creche. E o que tem gerado revolta na família é que famílias de outros bairros estão conseguindo vaga no CMEI Raymundo Mendonça.

A Secretaria Municipal de Educação confirmou a falta de vagas nos CMEI’s de Pará de Minas, mas não revelou a quantidade de alunos na fila de espera. 
A pasta informou que começou a chamar as crianças em novembro de 2022 e que o cadastro da filha de Wenderson Ribeiro foi feito no dia 7 de dezembro, portanto, havia uma demanda anterior a ser atendida.

Ainda de acordo com a secretaria, para crianças de 0 a 3 anos o chamado não é feito por zoneamento. Nesta faixa etária, os pais podem escolher a creche onde o filho irá frequentar, conforme a disponibilidade de vagas. Isso explica o motivo de algumas crianças estarem matriculadas em unidades bem diferentes dos bairros onde moram.

Também em resposta ao JM, a Secretaria de Educação deu uma orientação importante para as famílias. Tão logo a mãe receba o diagnóstico de que está grávida, ela deve fazer o cadastro por uma vaga na creche imediatamente. 

Mesmo se a oportunidade abrir antes da criança estar em condições para ingressar na instituição, a vaga fica garantida para a família. Para fazer o cadastro ainda grávida, a futura mamãe deve apresentar, na sede da secretaria, o Cartão de Gestante, declaração de trabalho, comprovante de endereço e documento de identificação com foto.

Foto Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Minas - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis