A previsão dos meteorologistas de que o inverno não terá temperaturas tão baixas como se esperava, vai forçar o comércio lojista a buscar alternativas para desovar os estoques.
Além de ser uma estação curta, cujas variações na temperatura já não são mais tão impactantes como antes, as roupas de inverno costumam durar mais que outras peças do vestuário e com isso o consumidor acaba adiando as compras.
A mudança de estação aconteceu no final da tarde de ontem, e vai durar até a terceira semana de setembro. De acordo com os institutos de meteorologia, além das temperaturas acima da média – até 3ºC mais – a incidência de chuvas deve ser pequena.
A predominância de calor ocorre devido aos bloqueios atmosféricos e vai atingir principalmente as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Belo Horizonte.
E como esta perspectiva tem reflexos diretos no consumo, o setor especializado em artigos de inverno começou a repensar estratégias de venda. No comércio de Pará de Minas, alguns lojistas já pensam em antecipar as promoções típicas desta época. O JM conversou com vários deles, sendo que as opiniões se assemelham a esta aqui, de Simone Viegas:
Tradicionalmente, as maiores liquidações da cidade acontecem na segunda quinzena de julho. Mas, ao que tudo indica, vão começar mesmo mais cedo, resultando em boa oportunidade para quem está sempre atrás de bons preços.