Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Defesa Civil avalia estragos provocados por temporal em Pará de Minas e alerta para fortes chuvas nos próximos dias

Highslide JS

O temporal da noite de terça-feira assustou a muita gente em Pará de Minas. Além da chuva forte e das rajadas de vento, também chamaram atenção os relâmpagos contínuos, que deixaram o céu iluminado. Foram poucos minutos, mas para quem enfrentou as consequências da tempestade, o tempo foi interminável. Foram alagamentos, quedas de muros e muita sujeira provocada pelo vento e pela chuva. 

Duas pessoas chegaram a ser arrastadas pela enxurrada na avenida Presidente Vargas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem saia do próprio carro quando acabou sendo arrastado pela água. Uma mulher, ao ver a situação, tentou ajudar, mas também foi levada pela enxurrada. Eles foram socorridos pelos bombeiros com ferimentos leves e encaminhados para o hospital. 

A equipe da Defesa Civil Municipal começou a trabalhar, durante a noite, quando os moradores de Matinha relataram a queda do muro da Escola Municipal Vicente de Paula Souza. Máquinas da Secretaria de Obras foram direcionadas ao local para retirada dos escombros e realização de medidas de contenção.

Outro muro, dessa vez no bairro Dom Bosco, também foi ao chão, abrindo caminho para que a água tomasse uma residência, que felizmente não tinha moradores. Também lá houve a retirada dos escombros e a desobstrução da rua. A água ainda invadiu imóveis no bairro Nossa Senhora de Fátima, mas as casas estavam vazias. Nesse caso os moradores haviam sido orientados a deixar o local devido ao risco de inundação e deslizamentos. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcos Vinícius de Oliveira, apesar destas ocorrências, o temporal não provocou problemas maiores ou com vitimas feridas gravemente. 

Ontem o dia foi de trabalho intenso na limpeza das vias que, mais uma vez, foram tomadas pela água como no caso das avenidas Presidente Vargas e Professor Melo Cançado e na rua Adelaide Chaves, no Jardim América.  
O trabalho dos servidores e das máquinas, inclusive, foi dificultado com a chuva que caiu na cidade por volta do meio dia. Mas no período da tarde as ações foram retomadas. 

Agora a Defesa Civil faz um alerta para as chuvas que estão por vir. É que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem divulgado a previsão de fortes precipitações que devem atingir as regiões Centro-Sul e Oeste a partir dos próximos dias. 

O Inmet aponta que em algumas localidades a chuva pode chegar a 500 mm nos próximos 15 dias. Diante deste alerta, Marcos Vinícius chama atenção dos paraminenses. 

A previsão para Pará de Minas, nesta quinta-feira, é de sol entre nuvens a nublado, com chuva durante a tarde e também à noite. E amanhã, véspera de Ano Novo e também no sábado, dia 1º de janeiro, os dias também devem ser chuvosos.

O coordenador da Defesa Civil aproveitou para lembrar que a Prefeitura de Pará de Minas já está programando para 2022, intervenções pontuais em diversos pontos da cidade, no que diz respeito ao sistema de drenagem.  Marcos Vinícius explica que um especialista na área já foi contratado para avaliar e conduzir este trabalho. 

E agora atenção para os telefones da Defesa Civil em Pará de Minas. São eles o 3233-5646 e o 9.9915-1318. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis