Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Criminosos usam Programa Desenrola Brasil para aplicar golpes

Highslide JS

Há menos de uma semana em vigor, o Programa Desenrola Brasil já está sendo usado para aplicação de golpes em Minas Gerais. A prática é investigada pelo Ministério Público do estado. No caso que está sendo apurado pelo órgão, criminosos criaram sites falsos e promoveram anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em renegociar suas dívidas e ficar com o nome limpo. 

A pessoa acredita que está fazendo negócio com o credor, mas na verdade os recursos são transferidos para os próprios bandidos. Além disso, a vítima também pode ceder informações preciosas, como dados pessoais, endereço e conta bancária, que podem ser usadas em outros tipos de golpes. 

No trabalho de investigação, o Ministério Público irá monitorar os sites que entraram no ar após o lançamento do programa, que ocorreu na última segunda-feira. Assim que as páginas criminosas forem identificadas, serão removidas e os autores presos. Quem também se manifestou sobre os golpes envolvendo o Desenrola Brasil foi a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A entidade orientou aos devedores a não clicar em links recebidos nas redes sociais. O contato para renegociar a dívida deve ser feito pela própria pessoa. 
Ainda segundo a Febraban, somente é possível renegociar os débitos nos canais oficiais dos bancos.

Nessa primeira fase do programa, as instituições financeiras limpam o nome das pessoas com débitos de até R$ 100. A dívida não é perdoada. Apenas o devedor deixa de ficar com o nome sujo e pode contrair novos empréstimos e fazer operações como fechar contratos de aluguel. 
Há ainda a possibilidade de renegociação de débitos com bancos por devedores com renda de até R$ 20 mil.  O Desenrola só abrange dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano passado.

Foto Ilustrativa: Reprodução: www.gov.br - Serviços e Informações do Brasil







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis