Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cães vadios continuam atacando pedestres e motociclistas: população quer solução

Highslide JS

O grande número de cães abandonados nas ruas de Pará de Minas ainda é um problema que preocupa muito a população, sobretudo na região central e em algumas avenidas de grande fluxo de veículos, onde os animais se concentram com mais frequência.

Embora as ONGs e grupos voluntários ligados à causa animal continuem realizando campanhas contra o abandono dos pets, eles continuam soltos pelas vias públicas.

E o problema se agrava quando os cães se envolvem em acidentes de trânsito, correndo atrás de motocicletas ou atravessando ruas de forma inesperada, resultando em atropelamentos.

Foi o que aconteceu com uma motociclista na avenida Presidente Vargas. A condutora, que levava uma criança na garupa, é filha de José Salvador Moreira, o popular Dé Pedreiro, assessor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O acidente deixou a motociclista muito machucada e a família está revoltada com a situação. Dé Pedreiro conversou conosco sobre o assunto e fez um apelo: 

Ele também pede que as ONGs ou mesmo o poder público faça o recolhimento dos animais. Mas como o JM vem acompanhando, a falta de um local adequado impede o recolhimento deles.

O secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, explica que o Centro de Controle Populacional (CCP) continua fazendo castrações, mas como já disse em outras oportunidades, o resultado ainda deve demorar a aparecer.

José Hermano também lembra que problema semelhante tem vivido as comunidades rurais. Na tentativa de tentar controlar a situação nos distritos e povoados, a pasta deve conseguir um Castramóvel para realizar o procedimento nas localidades. Ainda não há previsão de quando este trabalho deve acontecer. 

Enquanto isso, a orientação é direcionada aos donos de cães e gatos, para que adotem uma postura mais responsável, mantendo seus animais dentro de casa. O abandono de animais é uma forma de maus-tratos e está enquadrado como um crime, de acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605. A pena para quem praticar violência contra os animais pode chegar a 5 anos de detenção. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM 







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis