Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Informação ganha força e mais mulheres passam a usufruir do programa da dignidade menstrual

Highslide JS

Aos poucos, as mulheres de baixa renda estão se dirigindo às farmácias de Pará de Minas em busca dos benefícios da lei federal que assegura a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. 

Em vigor desde janeiro, e valendo em todo o país, a lei credenciou todas as unidades do programa Farmácia Popular a fazer a distribuição de pacotes de absorventes.

O primeiro passo para a concessão é o cadastramento do público contemplado, e esse procedimento começa a partir do acesso da pessoa interessada aos canais digitais criados pelo governo federal.

O número de mulheres contempladas pelo programa ainda é pequeno aqui na cidade e a explicação dos órgãos públicos é que a informação ainda seja desconhecida por parte de muitas.

Acompanhando de perto a movimentação feminina em torno do assunto, a vereadora Irene Melo Franco tem percorrido as farmácias de Pará de Minas e já apurou que a procura tem crescido, mesmo que a passos lentos:

Irene considera a lei muito importante, pelo fato dela assegurar o benefício mensalmente, acompanhando o ciclo menstrual das mulheres:
A oferta gratuita dos absorventes partiu de uma demanda relacionada à pobreza menstrual. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar. 

Além do absorvente, essas mulheres em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico têm direito a outros produtos gratuitos, como fralda e anticoncepcional. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo de casa ou alguma unidade credenciada ao Farmácia Popular em Pará de Minas. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis