Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Rótulos dos alimentos vão mudar – saiba os reflexos para os consumidores

Highslide JS

Empresas do ramo alimentício já se preparam para a nova regra de rotulagem dos alimentos, que entrará em vigor a partir de 9 de outubro. A Anvisa determinou que as embalagens terão uma lupa na parte frontal superior para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. 

A escolha do local onde ficará a lupa se dá pela facilidade de identificação do consumidor. Segundo a Anvisa, o objetivo é esclarecer, de forma clara e simples, o conteúdo dos nutrientes que têm relevância para a saúde. 

Em alimentos sólidos e semissólidos o alerta virá quando eles tiverem 15 gramas ou mais por cada 100 gramas de açúcar adicionado. Já a quantidade de alerta em alimentos líquidos virá sempre que o mesmo tiver 7,5 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.

E o excesso de gordura saturada  nos alimentos sólidos e semissólidos será indicado quando for de 6 gramas ou mais em cada 100 gramas. Em alimentos líquidos, o alerta virá para produtos com 3 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.

O sódio também virá em destaque nos alimentos sólidos e semissólidos quando a quantidade no produto for de 600 miligramas ou mais em cada 100 gramas. Nos alimentos líquidos quando constar no produto, 300 miligramas ou mais por 100 mililitros.

Em conversa com o Jornal da Manhã, a nutricionista Fernanda Medina avaliou positivamente a novidade, ressaltando que a informação pode facilitar a mudança dos brasileiros pelos hábitos alimentares mais saudáveis. 

Enquanto a mudança não entrar em vigor, os consumidores devem continuar buscando informações nutricionais dos alimentos na parte de trás das embalagens. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis