Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pais não comparecem e a vacina Pfizer Baby encalha nas unidades de saúde

Highslide JS

Disponível na rede pública de saúde há quase um mês, a vacina Pfizer Baby, voltada para crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades, foi aplicada em apenas duas crianças em Pará de Minas. 

A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pela Secretaria Municipal de Saúde, que admitiu surpresa e decepção com a baixa cobertura. A pasta estima que na cidade, cerca de 350 crianças estão na condição de receber o imunizante. 

Segundo a enfermeira Ana Clara Meytre, em novembro o município recebeu 260 doses, sendo 130 para a aplicação da primeira dose e a outra metade para a segunda.

A quantidade foi considerada pequena e havia a expectativa de uma procura elevada por parte dos pais, o que não aconteceu. Ana Clara lamenta a realidade e acredita que o resultado está atrelado a dois fatores: insegurança e esquecimento.

A enfermeira faz um apelo aos pais para que levem os filhos para vacinação. Segundo ela, o Ministério da Saúde deu prioridade às crianças com comorbidades justamente para proteção da saúde delas.

Com a baixa procura, a Secretaria de Saúde precisa se planejar para a vacina não perder a validade. Por isso, Ana Clara pede aos pais, cujos filhos não têm comorbidades, mas estão na faixa etária para receber o imunizante, que procurem a Secretaria de Saúde. 

Além do call center, no 0800 940 9402, o cidadão também pode fazer contato com a secretaria no WhatsApp (37) 3233-5703. A enfermeira também chamou atenção para as doses de reforço. A cobertura continua aquém do ideal, que seria 90%, especialmente a quarta dose, destinada aos adultos com mais de 40 anos de idade.
Segundo dados do Vacinômetro, mais de 90% das pessoas com mais de 12 anos receberam a primeira dose, 86% receberam a segunda ou a dose única, 62,85% receberam a primeira dose de reforço e 44,55%, a quarta dose ou também chamada de terceira dose.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis