Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comarca de Pará de Minas deve registrar mais 2 mil eleitores em 2024

Highslide JS

As próximas eleições só vão acontecer em outubro do ano que vem, mas a movimentação do Cartório Eleitoral da 202ª Zona, em Pará de Minas, já é grande.

Isso se deve à volta da coleta de dados biométricos dos eleitores, processo que foi suspenso durante a pandemia de Covid-19 e retomado há alguns meses, inclusive no cartório local. 

Além da atualização dos dados cadastrais, muita gente também tem feito a biometria para garantir maior acesso aos serviços do governo federal, já que o sistema faz com que o nível da plataforma gov.br avance sempre que são ampliados os acessos às informações do cidadão.

Quem fala do assunto é o chefe do Cartório Eleitoral, Moisés Januário da Silva Almeida. 

O volume de eleitores também contribui para que a procura pelos serviços seja grande. Segundo Moisés, a nossa zona eleitoral já tem aproximadamente 78 mil eleitores cadastrados. Além de Pará de Minas, fazem parte dela os municípios de São José da Varginha, Pequi e Onça de Pitangui. 
A expectativa é que até 2024 o número de eleitores chegue a 80 mil, devido ao volume de cadastros realizados diariamente na unidade. 

Além da chegada de novos eleitores, o Cartório também já começa a pensar nos preparativos para o próximo ano, que promete ser bastante movimentado, devido às eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. 
Segundo Moisés Januário, o extenso calendário eleitoral deve ser aberto ainda no final deste ano e promete novidades. 

Os eleitores que ainda não estão em dia com sua situação junto à justiça eleitoral, ou que desejam atualizar os dados biométricos, devem procurar o cartório que fica na rua Francisco Sales, número 8, no centro de Pará de Minas.

E falando ainda sobre as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma campanha, nas emissoras de rádio e tv, convidando a população a acompanhar e participar do Teste Público de Segurança da Urna deste ano.

A campanha foi baseada no conceito de que todos os caminhos – urbanos ou digitais – levam ao Teste da Urna e apresenta uma diversidade de públicos aptos a participar e acompanhar: estudantes, engenheiros e especialistas do poder público, entre outros. 

As inscrições para participar do evento já foram encerradas, mas o público poderá acompanhar as análises em tempo real, pelo canal do TSE no YouTube.  O Teste da Urna sempre é realizado no ano anterior às eleições e faz parte do calendário da Justiça Eleitoral. 

Nele, os cidadãos podem apontar falhas ou oportunidades de melhorias, contribuindo para o aperfeiçoamento e a eficiência do processo eletrônico de votação. Neste ano, o teste acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro.

Além do código-fonte das urnas eletrônicas, serão analisados os comandos existentes nos equipamentos e nos sistemas eleitorais em computadores instalados na sala preparada para a testagem, localizada na sede do TSE, em Brasília.

Fotos: Arquivo - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis