Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Receita Estadual descobre quadrilha que agia em NOVA SERRANA que criou 1.300 MEIs para sonegar ICMS

Highslide JS

Um grupo criminoso especializado em sonegação fiscal foi descoberto e entrou na mira da Receita Estadual de Minas Gerais. A quadrilha, que agia em Nova Serrana e Moema, cidades localizadas na região Oeste, teria criado ao menos 1.300 MEIs (microempreendedores individuais) para sonegar impostos, especialmente o ICMS.

Nesta quinta-feira (14), após determinação judicial, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos para desmantelar o complexo esquema ilegal. Batizada de “Tição de Lolau”, a operação teve origem em uma investigação sobre o tráfico de drogas.

No decorrer das apurações, foi identificado que o grupo criminoso também atuava na sonegação fiscal. “As buscas e apreensões visam desmontar a quadrilha e enfrentar cada um dos departamentos do crime em que se especializaram”, informou a Receita.

O órgão explicou que a quadrilha utilizava dados cadastrais de terceiros – “laranjas” – para a abertura de Inscrição Estadual e registro irregular de microempreendedores individuais. Assim, o bando conseguiu emitir documentos fiscais de vários tipos de mercadorias sem o recolhimento do imposto, dado o benefício da isenção fiscal concedida aos MEIs.

Para isso, o grupo criminoso pagava uma comissão aos participantes do esquema. O valor da fraude ainda está sendo apurado. O nome da operação, “Tição de Lolau”, faz referência ao personagem mítico que atuou em um dos trabalhos de Hércules ensinando o mitológico herói a cauterizar as cabeças decepadas de um monstro que enfrentou, para que não nascessem outras no lugar. A ação foi desenvolvida em parceria com o Ministério Público e as polícias Civil e Militar.

Fonte: Jornal O Popular de Nova Serrana
Foto: Receita Estadual / Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis