Inaugurada ontem a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Pará de Minas, no bairro Jardim Beatriz. O evento reuniu autoridades municipais, profissionais e usuários do serviço.
A história da saúde mental infanto juvenil na rede pública do município vem desde 1994, com atendimentos na antiga Fumusa e depois passando para o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc). Em 2019 foi criado o Entrelaços, até a formalização do funcionamento do CAPSi agora.
O prefeito Elias Diniz falou sobre a importância do trabalho realizado no atendimento às crianças e adolescentes na unidade:
O coordenador do CAPSi João Paulo Resende Moreira, afirmou que a inauguração é a realização de um sonho de muitos anos.
A entidade conta com uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, médicos, além de instrutores para as oficinas e assistentes sociais. A secretária de saúde Ana Clara Meytre, ressaltou o papel da família no atendimento aos usuários do CAPSi:
A coordenadora do setor de saúde mental, álcool e outras drogas, Marina Saraiva, também ressalta a importância do serviço que é prestado gratuitamente à população:
O espaço recebeu o nome de CAPSi Marcos Renato Ribeiro, em homenagem ao músico paraminense, mais conhecido como Marquinhos, que faleceu em 2017. Márcia Regina Ribeiro, irmã do artista, agradeceu em nome da família:
O CAPSi funciona de 7h às 18h, de segunda à sexta-feira e está localizado na Rua Londrina, 305, no bairro Jardim Beatriz.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM