Com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a campanha Agosto Dourado 2025 chama a atenção para a importância do aleitamento materno como um compromisso coletivo. Ao longo do mês, as ações de apoio, promoção e proteção ao aleitamento são intensificadas em maternidades de todo o estado.
A campanha deste ano destaca que amamentar não é apenas um ato de amor e cuidado entre mãe e bebê, mas uma estratégia fundamental de saúde pública. Nesse sentido, a criação de ambientes acolhedores, o respeito às dificuldades enfrentadas pelas mães e a empatia no acompanhamento são considerados pilares essenciais.
A amamentação, apesar de ser um processo natural, nem sempre é fácil e, por isso, contar com redes de apoio faz toda a diferença. A nutricionista Gabriele Larentin, da rede Fhemig, destaca os inúmeros benefícios do leite materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. Segundo ela, o leite humano é completo e se adapta às necessidades da criança em cada fase do crescimento, sendo fundamental nos primeiros anos de vida da criança:
Além das ações de conscientização, o Governo de Minas também tem adotado medidas concretas para fortalecer o vínculo entre mães e bebês. Um exemplo é a recente resolução da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que garante a possibilidade de teletrabalho para servidoras lactantes com atividades compatíveis com a modalidade.
A medida vale desde o fim da licença-maternidade até os 24 meses do bebê, reconhecendo a importância da amamentação prolongada e da flexibilidade laboral no cuidado materno-infantil. O decreto representa um avanço significativo na gestão pública, promovendo bem-estar às famílias e refletindo em benefícios para toda a sociedade.
Foto Ilustrativa: Reprodução Mylene2401(pixabay.com)