Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Após duas prorrogações, prazo para vacinar rebanho contra febre aftosa termina hoje

Highslide JS

Produtores rurais têm até hoje para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), esta é a última campanha de imunização contra a doença em Minas Gerais, portanto, é fundamental que todos os pecuaristas se mobilizem para aplicação das doses nos animais.

No escritório seccional do IMA em Pará de Minas, que abrange também as cidades de Pequi, Florestal, São José da Varginha e Igaratinga, a previsão é vacinar cerca de 134 mil animais, sendo 130 mil bovinos e aproximadamente 4 mil bubalinos. Balanço parcial do órgão mostra que mais de 92% do rebanho já foi imunizado.

O prazo final de vacinação foi prorrogado por duas vezes devido à falta de estoques de vacinas nas revendas autorizadas. Como não haverá mais campanha contra a aftosa em Minas, muitos estabelecimentos evitaram comprar grandes quantidades de doses para não ficar com os materiais parados, que posteriormente perderiam a validade.

O IMA lembra ao produtor que, após a imunização, é necessário realizar a declaração da vacina junto ao instituto. Este procedimento deve ser feito até o próximo dia 9 de janeiro. 

A comprovação pode ser enviada de duas maneiras: por meio do site ima.mg.gov.br ou por meio do formulário de “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa”, que precisa ser preenchido e assinado pelo produtor rural e encaminhado ao escritório do IMA com a nota fiscal que comprova a compra da vacina.

O produtor que não fizer a vacinação do seu rebanho pode receber multa de R$ 98,60 por animal. Já aquele que não fizer a declaração poderá receber multa de R$ 19,72 por cabeça. Para mais informações, o pecuarista pode entrar em contato com o IMA em Pará de Minas pelo telefone 3236-3623. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis