Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Situação de Pará de Minas é boa, mas os furtos em residências não param de crescer no estado

Highslide JS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública confirmam declaração recente do delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, em relação ao índice de criminalidade em Pará de Minas.

Há menos de uma semana ele informou ao Jornal da Manhã que o índice de criminalidade cresceu em outras cidades mineiras, enquanto por aqui a situação é mais confortável. O levantamento da Secretaria Estadual de Justiça confirma isso claramente, pelo menos no que diz respeito à ação dos bandidos nas residências. 

Enquanto o número de furtos e invasões em Pará de Minas é pequeno, o que pode ser comprovado pelo baixo número de ocorrências policiais, no restante do estado a situação é complicada. Somente neste ano já foram registrados quase 14 mil roubos a residências mineiras, além de 500 furtos, média de uma invasão a cada 9 minutos. Entre os casos mais comuns aparecem situações de falsos entregadores que, em plena luz do dia, chegam na residência da vítima e se apresentam em nome de algum familiar.

A outra situação acontece nas residências que ficam fechadas o dia todo, porque seus moradores trabalham ou estudam fora. Especialistas em segurança destacam que esse tipo de crime está cada vez mais comum por pelo menos duas razões. 

A primeira é que as casas, geralmente, têm objetos de valor, como televisores, joias, computadores e veículos. E a segunda razão está mesmo ligada ao fato da residência estar sem moradores naquele momento.

Furtos e roubos a residências exigem habilidades e vigilância, uma vez que os bandidos precisam estar atentos aos horários mais vulneráveis e ter destreza para driblar obstáculos. Raramente os criminosos agem sozinhos e como os perfis são variados, não há padrões de comportamento. Na grande maioria das vezes, são pessoas que observam os imóveis antes de agir e sempre aproveitam algum descuido do morador, que deixa um portão aberto, por exemplo.

A Polícia Militar de Minas Gerais criou uma lista com alguns dos principais cuidados para garantir a segurança nas residências. Um deles é não manter a luz acesa durante o dia, já que isso é um indicativo de que não há pessoas em casa.

Outro passo importante é conversar com os vizinhos, avisando-os quando a família sair de casa por muito tempo ou for viajar. Em casos onde haja confiança, é bom o vizinho saber até mesmo os horários de rotina da família que fica fora o dia todo.

Foto Ilustrativa: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis