Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prejuízos na produção surpreendem os pecuaristas de leite em plena safra

Highslide JS

Os efeitos da pandemia no orçamento familiar e as incertezas sobre o futuro do país vão impactar diretamente a indústria láctea agora em maio. E um dos segmentos mais prejudicados pode ser a pecuária, com previsão de queda no preço do leite in natura.

A avaliação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com base na variação do preço médio do leite no mercado spot, que serve como indicativo do valor a ser pago ao produtor. 

Em Minas Gerais, o preço médio do leite spot caiu 7,3% na primeira quinzena de abril e quase 12% na segunda metade do mês. Coincidentemente isso aconteceu no mesmo período em que a pandemia foi ganhando força no país.

E é esse resultado que impactará negativamente no preço pago ao produtor de leite agora em maio. Nem mesmo a entressafra, época de melhores rendimentos, deverá salvar o pecuarista. 

A avaliação é do diretor da Coopergranel, Milton Henriques Guimarães, que também é produtor rural. Ele lamenta o momento, reconhecendo que é uma fase atípica que o Brasil está vivendo, e diz que o quadro se agravou com o reajuste de insumos, como milho e soja. 

Outro fato que tem chamado atenção, segundo Milton Guimarães, é a variação de preços do leite ao consumidor. Ele pede, inclusive, mais fiscalização sobre essa prática na cidade.

A expectativa do pecuarista, assim como de toda a indústria láctea, é que a crise provocada pela pandemia termine logo e sem maiores impactos para o homem do campo. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis