Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sufoco no agronegócio: falta de matéria-prima emperra fabricação de máquinas

Highslide JS

Setor de destaque na economia nacional, o agronegócio continua enfrentando problemas com a falta de matéria-prima para fabricação de máquinas e implementos destinados às produções. 

A falta dos insumos começou a ser sentida no ano passado, após o início da pandemia, quando as indústrias se viram obrigadas a suspender ou diminuir a carga de produção devido aos riscos de disseminação do vírus.

De lá pra cá, outros fatores foram desencadeados e também influenciaram no desequilíbrio da oferta, como a alta do dólar e o consequente aumento das exportações.

Mesmo agora, com o processo de vacinação da população adiantado, a situação de mercado não se normalizou e reflete não apenas nas indústrias, mas diretamente no campo, onde o produtor muitas vezes precisa esperar por meses a chegada de um maquinário.

E na contramão dessa falta de matéria-prima, o setor vive um momento de alta na demanda, o que intensifica ainda mais esse problema. O proprietário da Agropinho em Pará de Minas, Eurípedes Marques de Melo, falou conosco:

Essa alta demanda citada pelo empresário também é apontada por especialistas como um fator determinante para a falta de matéria-prima no mercado. 
Era esperado que a retomada do setor fosse lenta entre o segundo semestre do ano passado e 2021, mas o aquecimento se deu forma significativa, não sendo acompanhado pela produção dos insumos.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis