Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Diocese de Divinópolis promoveu Encontro pelo dia da Vida Consagrada

Highslide JS

“Onde há Consagrados, há alegria” (Papa Francisco)

No dia 05 de fevereiro de 2022, de 9h até às 12h, aconteceu, em formato virtual, o encontro diocesano pelo dia da Vida Religiosa Consagrada, celebrado todos os anos no dia 02 de fevereiro, festa da apresentação do Senhor. Contamos com a presença da Irmã Inês Vieira Ribeiro, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Lúcio Camargos.

Iniciamos nosso encontro com a oração da manhã, conduzida pelas Irmãs Batistinas, de Itapecerica. Em seguida, Dom José Carlos fez a acolhida da Irmã Inês e de todas as religiosas e do religioso presentes. Dando continuidade à dinâmica do nosso encontro, ainda com a palavra, Dom José Carlos pediu que cada uma das comunidades partilhasse quais foram as afetações negativas e positivas nas comunidades religiosas deste tempo de pandemia. Assim cada comunidade deu a sua contribuição à partilha, que foi muito importante pela participação e interação.

Logo após cada fala, Irmã Inês partilhou conosco alguns pontos importantes da Assembleia Eclesial da América Latina, da qual ela participou presencialmente, no México. As conclusões deste importante encontro convidaram-nos a ser mais presença evangélica no meio do povo, sendo uma Igreja viva, onde todos nós somos convidados a ser discípulos e missionários, numa Igreja em saída, assumindo assim o compromisso de alguém que consagra a sua vida a Deus.

Ela também nos falou sobre a importância da convivência entre nós, consagrados, buscando caminhar juntos, escutando uns aos outros, sendo humildes, pacientes e sempre respeitando o jeito de ser de cada um, porque cada pessoa tem sua forma de viver e que todos devemos ser eternos aprendizes. Ninguém é dono da verdade, e a verdade está centrada em Jesus de Nazaré. Precisamos ter mais humildade, sinceridade e seguir nosso caminho com atitudes proféticas.

Fomos convidados também a superar o clericalismo (também na vida religiosa). A Igreja não é uma elite e sim uma Igreja santa e pecadora. Ainda em sua fala, Ir. Inês deixou claro que o autoritarismo que existe em nossa Igreja e em nossas instituições precisa ser abolido, banido do nosso meio. É necessário também fortalecer as pequenas comunidades, recuperar as intuições de Medellin e continuar estudando e refletindo o Documento de Aparecida.

Reforçou também a importância da nossa participação no processo do Sínodo dos Bispos, principalmente respondendo, também as comunidades religiosas, o questionário que está circulando nas paróquias e em nossas comunidades. Fomos exortados sobre alguns pontos importantes como por exemplo: escutar e respeitar o jeito de ser das pessoas, aprender a ter coragem de falar e de escutar, partilhar o que sentimos nos nossos momentos comunitários. Sejamos protagonistas da nossa missão. Precisamos ter capacidade de chegar a um consenso, porque, quando perdemos esse equilíbrio, perdemos a luz de Deus.

Assumir nossa responsabilidade, nosso espaço, nosso lugar, enquanto religiosas nos conselhos paroquiais e outros conselhos eclesiais e municipais, porque a vida religiosa não pode ser isolada da missão da Igreja. Precisamos escutar o Espírito Santo, sem julgamentos. Continuando ainda a sua fala, Ir. Inês nos lembrou do Ano Vocacional de 2023, cujo o tema será: Vocação – Graça e Missão, e o lema: Corações ardentes e pés a caminho. Nossa atenção seja voltada em focar a participação, envolvendo as escolas, obras sociais, pastorais, sempre reforçando esse sentimento de pertença.

Para finalizar, ela nos deixou uns recadinhos, cheios de compromisso e responsabilidade, que o Papa Francisco escreveu como se fossem os sete sacramentos para nossa vida enquanto membros e participantes da Igreja.

Primeiro: Não podemos separar a contemplação e a intimidade do Senhor.
Segundo: Devemos ter cuidado com o espirito do mundo.
Terceiro: Não podemos ter medo das nossas fragilidades.
Quarto: Precisamos ter a audácia na nossa missão.
Quinto: É necessário reler o carisma das nossas congregações.
Sexto: A unidade não é uniformidade.
Sétimo: Não podemos viver da cultura da sobrevivência.

Encerrando o encontro, Dom José Carlos agradeceu pela presença de Ir. Inês em nosso meio e sua enriquecedora contribuição na formação da Vida Religiosa Consagrada. O bispo terminou o encontro lendo um poema do Cardeal Tolentino. Nossa gratidão a todos pela participação e contribuição neste momento formativo tão rico para nossa vida. Nossa Diocese tem 7 comunidades religiosas masculinas e 15 comunidades femininas.

Texto: Ir. Maria da Conceição, Batistina, Itapecerica-MG.
Foto: Reprodução/Diocese de Divinópolis






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis