Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Explosão de reclamações contra o atendimento dos bancos não atinge as cooperativas de crédito

Highslide JS

Órgãos de defesa do consumidor continuam registrando uma explosão de reclamações sobre os serviços financeiros. As queixas contra o atendimento dos bancos aumentaram quase 70% nos últimos meses.

São várias as reclamações e elas vão desde o tamanho das filas à dificuldade de acesso aos gerentes, sem falar nos juros altos e outros problemas que se tornaram comuns no contexto da crise sanitária e econômica do país.

A população sofre com a crise, a diminuição da renda e a falta de perspectivas em curto prazo. E ainda enfrenta cobrança por serviços não contratados, tarifas não previstas e a cobrança abusiva para alterar ou cancelar contratos.

O alto volume de queixas é registrado em todo o país, independente do tamanho dos municípios e da quantidade de agencias bancárias que eles possuem. Mas um fato que chamou atenção no levantamento é a ausência, quase que total, de reclamações no meio cooperativista. O setor vem crescendo muito no Brasil, com altos índices de confiabilidade.

Mas o principal ponto de satisfação dos filiados nas cooperativas de crédito, somado ao fato deles se sentirem bem na condição de donos, é a facilidade de acesso ao atendimento. O resultado da pesquisa nacional foi bem recebido em Pará de Minas pela rede Sicoob, que tem forte presença no cooperativismo local. O presidente da Credirural, Breno Barbosa, disse que esse nível de satisfação é percebido diariamente pelos pontos de atendimento locais:

radiosantacruzfmg.com.br · Breno Barbosa

Já os especialistas nas análises da rede bancária convencional enxergam que o aumento no volume de reclamações também é consequência da ausência de uma política pública estruturada para combater os abusos e maior fiscalização, principalmente na oferta de crédito. 

Muitas renegociações foram abusivas e houve oportunismo de achar que todos os idosos aposentados e pensionistas estavam em busca de mais crédito, com ampliação da margem do crédito consignado. E assim, houve a realização de muitas operações não solicitadas. 

Foto: Ilustrativa/pixabay.com

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis