Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Algodão dispara de preço, impactando a produção têxtil

Highslide JS

O mercado têxtil tem registrado bom desempenho ao longo da pandemia, mas uma nova situação preocupa os parques fabris. É que o preço do algodão no mercado interno atingiu o maior nível dos últimos 25 anos.

O insumo atingiu alta de 0,96 centavos de dólar por libra no final de agosto. O aumento representa cerca de 48% em relação a setembro do ano passado. 

O aumento ocorre justo num momento em que os especialistas esperam um consumo global de 123 milhões de fardos de algodão para a safra que vai até o final de julho do ano que vem, um nível que só foi alcançado três vezes na história. 

O momento é positivo no que diz respeito ao consumo, já que a demanda global pelos produtos de algodão, sobretudo de vestuário, só aumenta. Acontece que a alta na exportação e a crise no setor de transportes vêm afetando diretamente no algodão que não para de encarecer. 

E a situação começa a preocupar as indústrias em atividade na região de Pará de Minas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Têxteis, Neuler Ribeiro, o produto já começa a faltar no mercado.

Mesmo com esta dificuldade a demanda das fábricas segue crescendo. Segundo Neuler, este seria um bom momento, inclusive, para a retomada da antiga Horizonte Têxtil, que segue com os preparativos para o reinício das atividades com o nome de Arizona Têxtil.

Esta esperança também é compartilhada pelos responsáveis pela Arizona Têxtil, que reconhecem o bom momento para comercialização do índigo. 
Embora ainda não haja uma data para o reinício da produção, o empresário Júlio Morais, um dos responsáveis pelo setor comercial da fábrica, afirmou que a empresa aguarda a estabilização da pandemia para que a atividade seja retomada com força total, com funcionamento de três turnos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis