Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Nomeação de Dom José Carlos para arcebispo: saiba como se deu e a data de posse

Highslide JS

É grande a repercussão da nomeação de Dom José Carlos de Souza Campos como Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, no Norte de Minas. A nomeação foi feita pelo papa Francisco e confirmada ontem. Dom José Carlos, que respondia como Bispo da Diocese de Divinópolis – a qual as paróquias de Pará de Minas fazem parte – tomará posse canônica no dia 18 de fevereiro, em data ainda a ser definida.

A escolha do nome dele é resultado de um longo processo, iniciado há dez meses, quando Dom João Justino, até então responsável pela Arquidiocese de Montes Claros, foi transferido para a Arquidiocese de Goiânia (GO).

Desde então, a Nunciatura Apostólica, embaixada do Vaticano no Brasil, elaborou uma lista de três possíveis nomes para assumir a Arquidiocese no Norte de Minas, a partir da indicação de dezenas de bispos. Chamada de lista tríplice, ela foi encaminhada ao papa Francisco, que optou por Dom José. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o agora Arcebispo admitiu surpresa com a nomeação, já que não sabia que seu nome estava na lista, mas disse estar feliz com a nova missão.

Como Arcebispo, Dom José Carlos será pastor de uma província eclesiástica, formada por três Dioceses: Paracatu, Januária e Janaúba, além da sede em Montes Claros. 

Ao todo, a Arquidiocese é formada por 11 foranias, 68 paróquias e 1.092 comunidades de fé espalhadas por 40 cidades, atingindo uma população de mais de 860 mil pessoas. Dom José Carlos disse que seu maior desafio, neste primeiro momento, será conhecer mais sobre essa região.

Em seu site oficial, a Arquidiocese de Montes Claros disse estar em festa e destacou o tempo de ministério episcopal de Dom José Carlos em Divinópolis, afirmando que ele é muito estimado pelo clero e o povo. 

Sobre o futuro Bispo Diocesano de Divinópolis, ele informou que o processo de escolha é o mesmo para nomeação de um Arcebispo, mas até isso acontecer a Diocese será gerida por um administrador:

Ao final da entrevista, Dom José Carlos avaliou seus oito anos como Bispo Diocesano:

A Diocese de Divinópolis, que pertence a Arquidiocese de Belo Horizonte, é formada por 54 paróquias em 25 cidades. Natural de Itaúna, Dom José Carlos deixa a Diocese após 29 anos de sacerdócio e 8 anos de ministério episcopal, além de um ano e meio atuando como administrador paroquial. 

Fotos: Tulio Veloso/Diocese Divinópolis e Rafael Cezar/Rádio Stilo FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis