Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Garis recebem homenagem especial pelo seu dia

Highslide JS

Hoje, 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari. A data é uma homenagem aos profissionais que atuam na limpeza urbana e são essenciais para a manutenção de uma cidade limpa e mais bonita. Gari é o trabalhador envolvido em todo o processo de limpeza urbana, como varrição de ruas, praças e avenidas, coleta e descarte do lixo orgânico. 

O termo “gari” surgiu no Rio de Janeiro em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas da capital fluminense, em 1976. Assim, quando os cariocas queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".

Embora não tenham a devida visibilidade e respeito por boa parte da sociedade, os profissionais têm papel fundamental para a promoção da saúde pública. Um exemplo nacional disso ocorreu em 2014, na greve dos garis no Rio de Janeiro, que durou 8 dias. Durante a mobilização, o que se via nas ruas da segunda maior cidade do país eram montanhas de sacos de lixo.

Para falar sobre o Dia do Gari nada melhor do que conversar com eles. O JM conversou com Nair dos Santos, que tem 15 anos de profissão, e Maria Cristina de Paula, gari há 16 anos, que falaram do orgulho de atuar nesta área. 

Questionadas sobre os desafios da profissão, elas destacaram a falta de respeito e os fatores climáticos como os principais.

Como não é possível organizar nenhum evento que aglomere pessoas neste 16 de maio, a Engesp vai homenagear os trabalhadores com um lanche especial e uma mensagem de agradecimento e valorização. 

Denise Costa, coordenadora de Limpeza Urbana da Engesp, explica que, por causa da pandemia, o reconhecimento é ainda mais justo, pois os garis não pararam de trabalhar enquanto boa parte da população fazia quarentena em casa.

Atualmente, são 80 profissionais envolvidos na limpeza urbana em Pará de Minas. Além do lanche e das mensagens da Engesp, os garis também serão homenageados pela Cabocla Modas. 

Todos os anos, a loja realiza um café e distribui brindes para os profissionais na sua unidade da praça Padre José Pereira Coelho. Por causa da pandemia o evento não será possível, mas a Cabocla não deixará a data passar em branco e irá distribuir presentes para todos os trabalhadores.




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis