Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Médica de Pará de Minas vive experiência marcante com voluntariado no Barco Hospital Papa Francisco

Highslide JS

A médica dermatologista Márcia Carneiro, que atua em Pará de Minas há vários anos, acaba de viver uma experiência marcante. Junto de um grupo de amigos mineiros, todos profissionais da saúde, ela integrou um projeto voluntário de grande importância no país – o Barco Hospital Papa Francisco.

Durante vários dias a missão percorreu parte do estado do Pará e da região amazônica, prestando atendimentos médicos e odontológicos. Foram 14 horas de viagem de barco, até as comunidades atendidas. O Barco Hospital Papa Francisco tem 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram, em média, de 7 a 12 dias.

O hospital flutuante tem uma estrutura moderna, com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, salas de medicação e vacinação, além de leitos de enfermaria. A estrutura de saúde ainda é composta de equipamentos para diagnósticos, como raio-x digital, mamografia, aparelhos cardiológicos e ultrassom.

Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, não existe no Brasil uma embarcação com esta estrutura hospitalar. 
Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Procurada pelo Jornal da Manhã, Márcia Carneiro revelou que a expedição lhe trouxe muitas alegrias e emoção também, pela oportunidade de ajudar pessoas com grande dificuldade de acesso aos atendimentos de saúde:
A médica, que sempre esteve envolvida com projetos sociais, também falou do propósito de vida das pessoas de bem, que é o de ajudar ao próximo:

A origem do Barco Hospital vem da Jornada da Juventude de 2013, realizada no Brasil, quando o Papa Francisco visitou, no Rio de Janeiro, a sede da Associação e Fraternidade. Ele perguntou se o projeto também estava presente na Amazônia e quando responderam que não, disse: “Então vocês devem ir”.

As expedições ocorrem desde 2019 e já atenderam mais de 300 mil pessoas. O Barco Hospital também conta com apoio de duas ‘ambulanchas’, responsáveis pelo deslocamento de pacientes que requerem ajuda hospitalar de urgência.

Fotos: Reprodução Arquivo Pessoal e Ronni Anderson - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis