Pará de Minas está na contramão do balanço divulgado em Minas Gerais, confirmando que o Estado registrou o maior número de mortes violentas nos últimos dez anos.
Segundo a 19ª Cia da Polícia Militar, por aqui os crimes violentos diminuíram 53% e esse levantamento também corresponde aos últimos dez anos. Entram nesta categoria os homicídios e roubos.
A redução dos crimes também ocorreu nas cidades subordinadas à 19ª Cia da PM, no caso, São José da Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Onça de Pitangui e Igaratinga.
A polícia fortaleceu o trabalho das equipes, com tecnologia e qualificação profissional, mas as denúncias da população também tiveram papel relevante na elucidação dos crimes.
Já em Minas Gerais, os números assustam. Com base nos dados divulgados pelos cartórios, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais informou que foram registradas 6.408 mortes violentas no Estado, contra 4.220 no mesmo período do ano passado, ou seja, uma alta de 51,8%.
Em 2011, portanto há dez anos, as mortes violentas eram em torno de mil. Especialistas acreditam que parte desse aumento pode ter relação com a retomada das atividades econômicas e sociais em meio à pandemia. É que a vida comunitária exige mais atividades e estressa mais as pessoas.
O questionamento agora é saber se é um problema de segurança pública, de saúde ou de políticas no trânsito, já que muitos motoristas andam com os nervos à flor da pele.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM