Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Na economia: Copom mantém a taxa Selic, enquanto o número de endividados sobe

Highslide JS

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Esse patamar está em vigor desde agosto de 2022. No comunicado divulgado após o encontro, o comitê avalia que o momento requer "paciência e serenidade na condução da política monetária". Foi ressaltado ainda que o Copom poderá retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.

O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia. Esta é a terceira reunião do grupo durante o governo Lula, sendo que a próxima está marcada para os dias 20 e 21 de junho. É também a sexta vez seguida em que o comitê decide pela manutenção da taxa e esse resultado já era esperado pelo mercado. 

E a nova Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apurou que 78,3% das famílias brasileiras têm dívida em atraso. Esse índice é maior que o apurado no mês passado, cujo patamar era de 77,7%. 

Aqueles que não terão condição de pagar suas dívidas somaram 11,6% e esse percentual também é maior que os meses de março e abril. A cada 100 consumidores inadimplentes, 45 estão com atrasos por mais de três meses. Muitos têm recorrido ao crédito pessoal, modalidade em que os juros tiveram o menor crescimento, para pagar dívidas mais caras, como do cartão rotativo, por exemplo.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis