Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pastoral Carcerária da Forania Nossa Senhora da Piedade cria serviço à distância para atender as principais demandas dos detentos

Highslide JS

Se existe um grupo que viveu e ainda vive de forma intensa a experiência do isolamento social neste período de pandemia da Covid-19, este deve ser o da população carcerária. 

Desde o início das medidas de isolamento social que o Governo de Minas suspendeu todas as visitas aos detentos e até mesmo o acesso aos serviços sociais e religiosos oferecidos pelas igrejas.

A justificativa é valida, já que a entrada de uma única pessoa contaminada pelo coronavirus no ambiente prisional seria capaz de disseminar a doença de forma descontrolada dentro dos pavilhões. 

Daí a necessidade de medidas rigorosas, na tentativa de evitar que isso aconteça.  Mas os meses foram passando e a solidão do cárcere acabou pesando para muito dos que estão cumprindo suas penas.

Foi aí que a Pastoral Carcerária da Forania Nossa Senhora da Piedade criou um serviço à distância para atender as principais demandas dos detentos. De acordo com o coordenador da pastoral, Heleno Gomes de Oliveira, a saída foi adaptar o atendimento espiritual para a modalidade de correspondência: 

Segundo Heleno, são muito fortes as histórias de solidão e saudade relatadas pelos detentos nas cartas enviadas à pastoral. Elas apontam, sobretudo, para a urgência do contato humano mais próximo, especialmente com relação às famílias.
 
Além da Pastoral Carcerária da Forania Nossa Senhora da Piedade, com seus 17 membros e o auxílio dos padres, as igrejas evangélicas também foram impedidas de prestar o serviço social e religioso na penitenciária, e aguardam a criação de um protocolo de segurança para que possam voltar a atuar de forma presencial no ambiente prisional. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis